Perguntas e Respostas
(clique sobre a pergunta para obter a resposta)

 1. O que é leite longa vida ou UHT?
 2. E no que consiste esse tratamento do leite?
 3. É verdade que o leite pode ser reprocessado até cinco vezes?
 4. O que significam os números no fundo da embalagem?
 5. Depois de aberto o leite longa vida precisa ser guardado em geladeira?
 6. Como é a embalagem longa vida?
 7. Por que o leite longa vida não precisa de refrigeração?
 8. O leite longa vida, em seu processamento, recebe algum tipo de conservante?
 9. A caixinha longa vida respeita o meio ambiente?
10. O leite longa vida precisa ser fervido antes do consumo?
11. Como funciona uma embalagem longa vida (Tetra Brik Aseptic ou embalagem cartonada)?
12. Qual a composição das embalagens Tetra Brik Aseptic?
13. Qual a função de uma embalagem longa vida?
14. As embalagens da Tetra Pak são seguras para o consumidor?
15. Qual a origem das matérias-primas utilizadas na produção das embalagens?
16. A produção das embalagens da Tetra Pak é poluente?
17. Existe processo de reciclagem para as embalagens da Tetra Pak?
18. A Como funcionam os processos de reciclagem das embalagens cartonadas da Tetra Pak?
19. O processo de reciclagem das embalagens da Tetra Pak é viável economicamente?
20. A embalagem reciclada pode voltar a ser embalagens da Tetra Pak?
21. Reciclagem é a melhor forma de solucionar o problema do lixo?
22. O que a Tetra Pak está fazendo para encorajar a reciclagem?
23. O que é coleta seletiva?
24. Embalagens são a maior fonte de lixo doméstico?
25. Quais são as maiores fontes de lixo doméstico? Qual a porcentagem das embalagens da Tetra Pak no lixo doméstico?
26.A sociedade brasileira não está utilizando embalagem em excesso?
27. As embalagens da Tetra Pak podem ser queimadas em incineradores?
28. As embalagens da Tetra Pak contribuem para a diminuição da camada de ozônio?
29. As embalagens da Tetra Pak contribuem para o aumento da temperatura da Terra?

 

 

 

 

 

1. O que é leite longa vida ou UHT?
É o leite processado com o que existe de mais moderno em tecnologia de tratamento de leite, para assegurar ao consumidor um leite saudável, seguro e com maior tempo de validade.

VOLTAR


2. E no que consiste esse tratamento do leite?
A indústria de leite longa vida abastece-se de leite cru em bacias leiteiras (fazendas especializadas na criação de gado bovino para a produção de leite), fazendo rigorosa seleção desse produto (já que o leite longa vida exige leite cru de boa qualidade).
No processamento, primeira mente o leite passa pela homogeneização … processo físico que reduz o tamanho dos glóbulos de gordura, aumen-tando a estabilidade do leite e evitando a separação da gordura, ou seja, a formação da nata.
Na seqüência, o leite é submetido à ultrapasteurização … elevação da temperatura entre 140ºC e 150ºC por 2 a 4 segundos, em fluxo contínuo e imediato resfriamento à temperatura inferior a 32ºC.
Por fim, o leite é envasado sob condições assépticas nas embalagens cartonadas, mais conhecidas como assépticas).

VOLTAR

3. É verdade que o leite pode ser reprocessado até cinco vezes?
É impossível que a embalagem seja reutilizada ou que o produto retorne depois de vencido para nova ultrapasteurização. A legislação brasileira proíbe a repasteurização de leite, bem como a comercialização de produtos vencidos.
Vale ressaltar ainda que antes de chegar ao consumidor longa vida é inspecionado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (selo do SIF) e sua qualidade também é controlada pelo Ministério da Saúde (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

VOLTAR

4. O que significam os números no fundo da embalagem?
A numeração no fundo das embalagens é relativa a uma marcação da Tetra Pak chamada número de ordem de produção. A cada pedido de embalagens feito por uma empresa produtora de leite é gerado um número sequencial, que serve para o rastreamento da produção.
O número que aparece acima deste sequencial no fundo da embalagem (1, 2, 3 etc) é impresso no momento da produção da mesma e refere-se ao posicionamento na bobina. As embalagens de leite são produzidas em grandes bobinas e, desta forma, são enviadas aos clientes (produtores de leite). Os produtores recebem as bobinas que são colocadas nas máquinas de envase e formam a embalagem (caixinha) ao mesmo tempo que acontece o envase do produto.

VOLTAR

5. Depois de aberto o leite longa vida precisa ser guardado em geladeira?
Sim. Depois de aberta a embalagem longa vida (caixinha) rompe-se a barreira protetora e o leite entra em contato com o meio externo. Então, é necessário mantê-lo sob refrigeração para inibir a ação dos microrganismos. É recomendável que o leite longa vida seja consumido, no máximo, em até 3 dias.

VOLTAR

6. Como é a embalagem longa vida?
A embalagem do leite longa vida (caixinha) é a Tetra Brik® Aseptic. Ela é composta por seis camadas de proteção, de fora para dentro: uma cama da de polietileno para proteger a embalagem contra a umidade externa; uma camada de papel que confere estrutura e resistência à embalagem; uma camada de polietileno para aderência entre as camadas internas; uma camada de alumínio para evitar a passagem de oxigênio, luz e microrganismos; e, por fim, duas camadas de polietileno que evitam todo e qualquer contato do leite com os materiais internos da embalagem. O resultado é uma embalagem de alta qualidade que, além de proteger o alimento contra a ação da luz, ar, água e microrganismos, evita que o aroma natural do produto se dissipe, mantendo assim a integridade do alimento por mais tempo.

VOLTAR


7. Por que o leite longa vida não precisa de refrigeração?

Em virtude de 4 fatores associados:
> ultrapasteurização;
> processamento e envaseasséptico;
> remoção total do ar do interior da embalagem no momento do envase (assegurada pelo fluxo contínuo);
> embalagem Tetra Brik Aseptic com suas seis camadas de proteção que mantém o leite totalmente isolado do contato com o ar e com a luz.
Essa combinação garante a durabilidade do leite por até 180 dias antes de ser aberto, porque o protege contra a ação de microrganismos que, em condições ambientes, provocariam sua deterioração em poucas horas.

VOLTAR


8. O leite longa vida, em seu processamento, recebe algum tipo de conservante?
Não. O leite longa vida não necessita de nenhum tipo de conservante. Seu prazo de validade é assegurado pela combinação de 4 fatores principais: ultrapasteurização, processamento e envase asséptico, remoção de todo o ar do interior da embalagem no momento do envase e embalagem Tetra Brik® Aseptic.

VOLTAR


9. A caixinha longa vida respeita o meio ambiente?
Sim. A embalagem longa vida respeita o meio ambiente em todo o seu ciclo de vida. Entre as matérias-primas utilizadas, o papel, proveniente de florestas manejadas e certificadas pelo FSC … Forest Stewardship Council, é produzido por fornecedores certificados com a norma ISO 14001. A embalagem, além de leve (28 g de embalagem armazenam cerca de 1kg do produto), contribui para evitar o desperdício de alimentos e os mantém protegidos até o seu consumo. Além disso, a embalagem da Tetra Pak é 100% reciclável.

VOLTAR


10. O leite longa vida precisa ser fervido antes do consumo?
Não. Por todos os cuidados que o leite longa vida recebe em sua seleção, processamento e envase, não é necessário fervê-lo antes do consumo.

VOLTAR


11. Como funciona uma embalagem longa vida (Tetra Brik Aseptic ou embalagem cartonada)?

A embalagem Tetra Brik Aseptic é composta por várias camadas de materiais. Estas criam uma barreira que impede a entrada de luz, ar, água e microorganismos e, ao mesmo tempo, não permite que o aroma dos alimentos deixe a embalagem. A proteção contra luz é fundamental pois evita a destruição de importantes vitaminas dos alimentos (Vitamina C e Vitamina B), principalmente no caso de leite e sucos. Já o oxigênio, presente no ar, poderia produzir nos alimentos uma reação de oxidação e causar uma redução das suas qualidades.

VOLTAR


12. Qual a composição das embalagens Tetra Brik Aseptic?
Essas embalagens são feitas de papel (cartão), plástico (polietileno de baixa densidade) e alumínio.

VOLTAR


13. Qual a função de uma embalagem longa vida?
Um dos objetivos das embalagens é proteger o seu conteúdo, e neste sentido, a Tetra Brik Aseptic ou embalagem longa vida é muito eficiente, pois mantém bactérias e outros microorganismos longe de alimentos como leite, iogurtes e suco de frutas, preservando-os por muitos meses. Nenhum conservante artificial é adicionado, sendo, portanto, o alimento condicionado 100% natural.
Além disso, uma embalagem deve facilitar a distribuição e o armazenamento dos produtos.
Com uma embalagem da Tetra Pak o alimento pode ser mantido sem refrigeração, economizando energia da geladeira e de caminhões frigoríficos. O peso da embalagem é outro fator importante a ser considerado pois, para embalar um litro de alimento, são necessários somente 28 gramas de material, economizando recursos naturais e gasto de combustível durante o transporte.

VOLTAR


14. As embalagens da Tetra Pak são seguras para o consumidor?

Sim, pois protegem os alimentos de uma forma eficiente e por um tempo maior, com peso inferior à das embalagens convencionais. Além disso, quando derrubadas, não produzem bordas cortantes, sendo, portanto, seguras para o consumidor e para o alimento embalado.

VOLTAR



15. Qual a origem das matérias-primas utilizadas na produção das embalagens?
O papel usado nas embalagens da Tetra Pak é produzido a partir de fibras de celulose de madeiras de árvores (pinus). É importante salientar que todo o papel das embalagens da Tetra Pak provém de florestas plantadas (recurso renovável) e certificadas (FSC - Forest Stewardship Council) e não de florestas nativas. O polietileno é produzido a partir do petróleo, porém apenas 4% do petróleo consumido no Brasil é destinado para a produção de plásticos. A maior parte é usada para o transporte e para a geração de energia. O alumínio, por sua vez, é extraído do solo de uma rocha chamada bauxita. A Tetra Pak encoraja todos os seus fornecedores a melhorarem o seu desempenho ambiental, reduzindo continuamente os impactos de suas operações.

VOLTAR


16. A produção das embalagens da Tetra Pak é poluente?
Todo processo industrial gera algum dano ao meio ambiente. Entretanto, durante a produção das embalagens da Tetra Pak o impacto é mínimo, pois as modernas técnicas de fabricação utilizadas reduzem a poluição. Como exemplo, podemos citar a utilização de tintas a base água durante a impressão, substituindo solventes orgânicos, que são danosos ao meio ambiente. Para apoiar o Desenvolvimento Sustentável, a Tetra Pak possui um Sistema de Gestão Ambiental em sua fábricas de Monte Mor e Ponta Grossa, baseado na Norma ISO 14001. Este sistema é um programa de melhoria contínua de seu processo produtivo com diminuição dos impactos de suas operações no ambiente. Em julho de 1997 a Tetra Pak tornou-se a primeira empresa brasileira de embalagens a receber a certificação ISO 14001 e em 2001, confirmou mais uma vez a sua preocupação ambiental certificando a nova fábrica de Ponta Grossa.

VOLTAR

17. Existe processo de reciclagem para as embalagens da Tetra Pak?
Sim. Existem várias tecnologias disponíveis para reciclar a embalagem longa vida. A principal é a reciclagem do papel e a utilização das camadas de plástico e alumínio em indústrias de plásticos. Existem também tecnologias mais modernas que recuperam energeticamente o polietileno e obtém o alumínio metálico.
É importante ressaltar que o processo de reciclagem é uma opção eficiente para o tratamento de resíduos sólidos e os benefícios, ambientais e econômicos, superam os custos.

VOLTAR

18. A Como funcionam os processos de reciclagem das embalagens cartonadas da Tetra Pak?
A reciclagem das fibras e do alumínio/polietileno que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante. Durante a agitação do material com água, as fibras são hidratadas, isto é, absorvem água, separando-se das camadas de alumínio/polietileno. Em seguida são lavadas e purificadas. Após a purificação, podem ser usadas para a produção de papel reciclado utilizado na confecção de caixas de papelão, por exemplo.
O material restante, composto de alumínio/polietileno, pode ser destinado às fábricas de processamento de plástico e recicladas através de um processo chamado termo-injeção, ou de um processo de rotomoldagem, através dos quais este material pode ser usado para produzir peças plásticas, como cabos de pá, canetas, réguas, coletores, pallets e outros.
A reciclagem para produção de placas e até telhas parte da trituração das camadas de polietileno/alumínio, que são depois prensadas com aquecimento. Essas placas podem ser utilizadas para produção de móveis e telhas.
Uma outra alternativa é o uso da tecnologia de plasma, que separa o polietileno, recuperando-o na forma de parafina, do alumínio, recuperado na forma de lingote e encaminhado para fabricação de folhas, que podem voltar ao processo de fabricação de embalagens longa vida.

VOLTAR

19. O processo de reciclagem das embalagens da Tetra Pak é viável economicamente?
Sim, pois as fibras das embalagens da Tetra Pak têm um alto valor para a indústria de papel/papelão, que pode utilizá-las como matéria prima para produção de caixas de papelão, papel kraft, entre outros.
As outras camadas são utilizadas em fábricas de plástico como alternativa ao uso do polietileno de alta densidade ou na produção de telhas. Todos esses materiais já possuem mercado estabelecido no Brasil.

VOLTAR


20. A embalagem reciclada pode voltar a ser embalagens da Tetra Pak?
Sim, existem testes para produção de embalagens com fibras recuperadas após o consumo. Entretanto há um limite para a adição de fibras recicladas a fim de não afetar a estrutura da embalagem (rigidez).
Quando a fibra de celulose é reciclada, ocorre a diminuição em seu comprimento, isto é, ela é cortada durante o processamento dentro das máquinas de reciclagem. Isso causa diminuição na qualidade do papel, impedindo que a embalagem nova seja produzida com cartão 100% reciclado.
Além disso, as embalagens da Tetra Pak são para alimentos e, no Brasil, os papéis e plásticos em contato com alimentos não devem ser provenientes de reciclagem, conforme legislação em vigor.

VOLTAR


21. Reciclagem é a melhor forma de solucionar o problema do lixo?

A reciclagem é uma das maneiras de resolver o problema do lixo, mas não a única. Ela é parte de um processo de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, que inicia-se com a redução na fonte. Em outras palavras, a solução desse problema começa com a minimização ao máximo da quantidade de lixo gerada. Um bom exemplo disto é a redução do peso unitário da embalagem sem comprometer a proteção do produto.
Esse gerenciamento inclui outras alternativas, além da redução na fonte e da reciclagem, como incineração, compostagem e aterros sanitários. A incineração com recuperação de energia em incineradores com controle de emissão gasosa também é viável em algumas localidades. Já a compostagem é usada para tratar a parte orgânica do lixo. Trata-se de um processo de decomposição microbiana de restos de alimentos em que é possível obter um produto para melhorar às características do solo para agricultura. A última alternativa seria a destinação para os aterros sanitários, dotados de modernas tecnologias de controle de poluição que recebem o material que não pode ser incluído em nenhum dos itens acima.

VOLTAR


22. O que a Tetra Pak está fazendo para encorajar a reciclagem?

Nas localidades onde a coleta seletiva foi escolhida como método de gerenciamento do lixo, a Tetra Pak tem participado ativamente, desenvolvendo parcerias com a comunidade, fornecendo tecnologia, informações e treinamento para viabilizar o processo de coleta e seleção das embalagens após o consumo e indicando para as prefeituras qual é a fábrica recicladora mais próxima do município. No Brasil, vários municípios já possuem sistemas de coleta seletiva bem estruturados, separam também embalagens Tetra Pak e já foram contatados pela Tetra Pak. Atualmente, cerca de 20% da produção brasileira de embalagens Tetra Pak é reciclada.

VOLTAR


23. O que é coleta seletiva?
Coleta Seletiva é um processo de separação do lixo doméstico nas próprias residências, evitando que materiais nobres como alumínio, aço, vidro e papel sejam contaminados com matéria orgânica, prejudicando e encarecendo a sua reciclagem. Em muitos casos, a contaminação inviabiliza completamente a recuperação dos materiais. Além disso, é necessário que exista um sistema adequado de coleta e disponiblização desses materiais recicláveis, para que cheguem na melhor condição possível ao local da reciclagem. É válido ressaltar que o desenvolvimento de mercados para os materiais recicláveis é fundamental parar tornar os programas de coleta seletiva funcionais e economicamente viáveis.

VOLTAR


24. Embalagens são a maior fonte de lixo doméstico?
Não. Infelizmente, a maior parte do lixo doméstico no Brasil é composta por matéria orgânica, que dependendo da região pode ultrapassar a 60% do volume total. Isto quer dizer que alimento está sendo desperdiçado. Nos países mais desenvolvidos, a quantidade de matéria orgânica no lixo é bem menor e varia de 8 a 12%.Isto graças, principalmente, ao uso de sistemas de embalagens eficientes, que diminuem o desperdício de alimentos e aumentam a porcentagem de materiais recicláveis no lixo, que podem ter um destino mais adequado, como fábricas e recicladoras.

VOLTAR


25. Quais são as maiores fontes de lixo doméstico? Qual a porcentagem das embalagens da Tetra Pak no lixo doméstico?
Alimentos (matéria orgânica) são responsáveis por quase 60% do volume de lixo doméstico produzido diariamente no Brasil. Papel/Papelão correspondem a 20% e os 20% restantes são compostos por vidros, alumínio, metais e plásticos em geral.
No Brasil, as embalagens Tetra Pak representam cerca de 1% do lixo doméstico produzido.

VOLTAR


26.A sociedade brasileira não está utilizando embalagem em excesso?
Podemos dizer o oposto, pois, devido a baixa utilização de embalagens , a sociedade brasileira perde uma grande quantidade de alimentos durante o transporte e o armazenamento. Esse desperdício significa um sério impacto ambiental, com grande poluição do solo e dos rios. Além disso, para que o alimento seja produzido são utilizados recursos naturais, produtos químicos e uma grande quantidade de água. Durante o seu transporte há consumo de combustíveis, provenientes do petróleo, um recurso não renovável, gerando poluição atmosférica, causadora do efeito estufa e de danos à saúde da população nos grandes centros urbanos.

VOLTAR


27. As embalagens da Tetra Pak podem ser queimadas em incineradores?
A queima de materiais em incineradores também é uma alternativa de destinação dos resíduos, inclusive das embalagens da Tetra Pak. Esse processo pode ser feito com recuperação de energia, pois durante a combustão (queima) é gerado vapor que pode mover uma turbina para a produção de energia elétrica. Isso já é largamente utilizado em países europeus e no Japão. No caso da combustão de embalagens longa vida, os produtos são gás carbônico, vapor d`água, ambos na forma gasosa, e trióxido de alumínio na forma sólida (alumina), que é matéria-prima para a produção de alumínio e de produtos químicos para o tratamento de água. Uma tonelada de embalagem longa vida, quando incinerada, equivale à energia de cinco metros cúbicos de madeira ou aproximadamente 40 árvores adultas ou ainda a 500 Kg de óleo combustível.

VOLTAR


28. As embalagens da Tetra Pak contribuem para a diminuição da camada de ozônio?
Não, pois durante sua produção ou de suas matérias-primas, não é utilizado o gás CFC (cloro-fluorcarbono) que destrói a camada de ozônio. Podemos dizer até que a embalagem da Tetra Pak auxilia na manutenção da camada de ozônio, uma vez que não necessita de refrigeração para conservar os alimentos. Logo, enquanto fechada, esse tipo de embalagem dispensa o uso de geladeira, atualmente um dos maiores consumidores de CFC.

VOLTAR


29. As embalagens da Tetra Pak contribuem para o aumento da temperatura da Terra?
A teoria existente é de que a Terra está aquecendo devido ao aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, provocando o chamado "efeito estufa". A grande fonte de gás carbônico é a queima de combustível fóssil (petróleo, carvão e gás natural) para a geração de energia e transporte de pessoas e mercadorias (carros e caminhões). As embalagens Tetra Brik são transportadas em bobinas até os clientes, otimizando essa fase de transporte. Além disso elas possuem baixo peso unitário. Tudo isso significa um menor consumo de combustível durante o seu transporte, e conseqüentemente uma menor emissão de gás carbônico para a atmosfera, ajudando a minimizar o "efeito estufa".

VOLTAR




 

 

RECICOLETA DEP. DE RECICLÁVEIS RJ LTDA
Rua Sete de Março, 232 - Bonsucesso
Rio de Janeiro - CEP: 21043-030
Contato: Paulo Ribeiro Tel: (21) 9214-9474